domingo, 25 de abril de 2010

PLAY- a primeira do mundo!

“PLAY- sobre sexo, mentiras e videotape, foi a primeira peça do mundo a ser exibida dos bastidores pela twittcam.”

      Mesmo quebrando nosso protocolo, não poderíamos deixar de escrever sobre esse acontecido, que sem dúvida alguma revolucionará a tecnologia no teatro.
     
       Um chat que deu errado, centenas de fãs a ponto de enlouquecer, peça prestes a começar. O tão esperado vídeo da twittcam foi adiado.
      Após quase 2 horas de incerteza, diante dos problemas tecnológicos ocorridos anteriormente, 238 pessoas se conectaram ao elenco de “PLAY”. Direto do teatro da UNIFOR, em Fortaleza, comandados por Sérgio Marone, além de uma visita aos bastidores, os atores proporcionaram aos fãs uma conversa interativa e muito descontraída.
      Quando se esperava a despedida, para a surpresa de todos, Sérgio disse: “eu vou deixar vocês assistindo a peça daqui da coxia”. Começava, naquele momento a primeira transmissão ao vivo de uma peça de teatro pelo twitter.
       PLAY- peça que já era sucesso de crítica, agora também faz parte da história da tecnologia.
E o jogo...continua. Let´s PLAY Brasil!

por: Bia Biasi

terça-feira, 20 de abril de 2010

RODRIGO NOGUEIRA

      Apartir de hoje iremos contar um pouco mais sobre a vida de nossos Players. Começando com o autor e ator da peça Rodrigo Nogueira.

      Há quase dez anos os brasileiros acompanham a carreira de Rodrigo Nogueira. A maioria das vezes na frente da platéia, com talento impar; simpatia encantadora, o brasiliense de 30 anos já garantiu lugar entre os grandes. Jornalista, ator e escritor, o ganhador de vários prêmios está cada vez mais presente nas televisões, casas, vidas e corações de todos.
     Rodrigo já preenchia o currículo antes mesmo da graduação em jornalismo pela faculdade federal do Rio de Janeiro em 2001. Começou como estagiário na redação do jornal "O Globo". Com inglês, francês, italiano e espanhol fluentes, foi contratado como redator do programa "Pelo Mundo" do globo news e foi editor internacional do canal entre 2001 e 2005.
     Apesar de já ter uma profissão, o jornalista foi mais fundo.  Formou-se também em teatro pela Casa de Artes de Laranjeira em 2003. Isso foi só um impulso para mais sucessos. Agora em cima dos palcos. Além de ter participado de peças brasileiras. Também foi convidado pelo autor Tim Crouch e integrou o elenco de "An oak tree". Rodrigo também deixou a marca dele nas telonas. Em filmes nacionais e internacionais como: "Gringos do Rio", " Locked up" National Geographic/USA, "o maior roubo do mundo" Discovery Channel/ Inglaterra. Como um bom brasileiro o ator não pôde deixar de fora a maior paixão nacional. Fez participações especiais nas novelas: " Paraíso Tropical", "Pé na Jaca", em séries como " A Grande Família",  "O Sistema", " Por Toda Minha Vida", e também se aventurou com a turma do sitio do Pica-pau amarelo em 2007.
     Paralelamente as profissões Rodrigo conservava outra paixão: escrever. O resultado disso foram textos e peças muito bem criticados . " PLAY- sobre sexo, mentira e videotape" foi indicada ao premio Shell como melhor texto e considerada "um passo definitivo na dramaturgia brasileira" por Barbara Heliodora, do jornal o globo. Foi vencedor dos prêmios de melhor texto no festival Mercadão Cultural e festival de Tápias com a cena" Estudo sobre sedução". O autor é também um dos roteiristas de "Bela, a feia".
     Que a estrela desse tão talentoso homem nunca deixe de brilhar. Com atuações, textos e peças, com características únicas. No pertinente entrelaço de realidade e ficção, de um jeito que só ele sabe. 

Por: Bia Biasi 

quinta-feira, 15 de abril de 2010

PLAY- sobre sexo, mentiras e videotape

       PLAY! peça que reconta a relação do triângulo amoroso entre César, Ana e Carla com o artista Sérgio. Nasceu da vontade da atriz e produtora Maria Maya de levar para o palco o filme "sexo, mentiras e videotape"(1989) do diretor Steven Sondenberg.
       Apesar de não ter sido feliz ao tentar os direitos do filme, Maria não desistiu. Pediu ajuda ao amigo Rodrigo Nogueira que relembra o acontecido. "Diante da impossibilidade de transformar o filme em peça, decidimos levar para o palco uma adaptação do longa. Trabalhando os conceitos de verdade e mentira. A obra original é antiga, o texto mais profundo, não fazia sentido reprodizir. O resultado agradou a todos." orgulha-se o autor da peça.
       Desde a estreia PLAY lota teatros. Com diferentes argumentos os atores atribuem ao caráter atual do assunto o sucesso da peça.  "É um texto de fácil identificação que provoca boas reflexões" ressalta Marone. "O texto atinge uma gama de faixas etárias muito diferentes; a discução de verdade e mentira é muito pertinente hoje em dia" completa Daniela.
       Já Rodrigo acredita em um quinto elemento: a cumplicidade entre os atores dentro e fora do palco. "A nossa relação, a vontade de estar junto dá uma levesa ao texto, e isso reflete no humor"-destaca. Cynthia em coro com o amigo diz:"Teatro é coletivo, se não existe 100% de todos os elementos presentes, não tem jeito, não funciona"- afirmam.
       PLAY- peça que nasceu no sonho de uma jovem atriz. Verdade ou mentira?
       Atores que acreditam que a amizade é a receita para o sucesso. Verdade ou mentira?
       História que mistura realidade e ficção formando uma só: Verdade ou mentira?
       Essas discussões entre real e ficcional, teatro e realidade, formam um instigante jogo, ou Play. Aonde todos participam, inclusive quem assiste. Bem vindos ao jogo!

Por: Bia Biasi